jhon elder : sustentabilidade

 

Apresentação 

 

 

Por: Jhon Elder

 

Com grata satisfação recebi o convite  do site https://tom-lima.webnode.com.br/  para fazer parte de seu quadro de colunistas. Desejo que este espaço seja um local para troca de informações, e crescimento nesse campo tão comentado e nem sempre bem entendido, que é a sustentabilidade.

 

Meu nome é Jhon Elder Souza da silva nasci em Recife, onde atualmente resido, mas me considero paulista de coração pelo tempo que morei em são Paulo. Sou militar e estudante. E a partir de hoje o mais novo colunista da equipe tom-lima

 

Dentre as inúmeras e quase incontáveis ramificações que a sustentabilidade pode se encaixar a que mais me encanta é sustentabilidade empresarial que visa meios de produzir produtos que não agridam o meio ambiente, e assim poupando nem que seja uma fração mínima do ecossistema em que vivemos.

 

 

Sustentabilidade

 

 



 por: Jhon Elder

 

                         

Este é o meu primeiro post no tom-lima e desde que assumi a responsabilidade de escrever uma

coluna para este site surgiu me a preocupação do que escrever na minha “estréia”.

Achei prudente e de bom gosto me apresentar aos leitores do site,

portanto mais uma vez : Prazer, meu nome é Jhon  vou assumir uma coluna aqui no tom-lima,

ela será semanal e escreverei sobre sustentabilidade,

sem mais delongas vamos

a informação por que realmente é o que nos interessa.

 

 

Conceito de Sustentabilidade

 

Sustentabilidade é pensar na sociedade em todos os seus aspectos,

oferecendo possibilidades reais de desenvolvimento e meio

de vida saudável para todas as classes sociais,

 além de garantir a preservação do meio ambiente (meu ponto de vista)

 do ponto de vista teórico é a habilidade, no sentido de capacidade,

de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém.

 É uma característica ou condição de um processo

ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.

Em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio,

segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode

comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras,

o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo,

um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio

 

ecológicamente correto
economicamente viável
socialmente justo
culturalmente aceito

 

 

 

 

 Acredito:

 

que agora os leitores têm uma noção do que é sustentabilidade, a partir de agora semanalmente haverá matérias do assunto.

 

 

 

Índice de Sustentabilidade Empresarial classifica empresas responsáveis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A sustentabilidade é fator essencial para o desenvolvimento das empresas de todos os setores. No Brasil essa condição é tão evidente, que a bolsa de valores nacional criou um índice específico para promover as empresas que investem ações sustentáveis.

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) foi criado em 2005 com o intuito de promover e incentivar as empresas a se desenvolverem de maneira sustentável. O sistema, gerido pela Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), escolhe cuidadosamente as empresas que participam do índice, de acordo com suas ações feitas na área da sustentabilidade, atingindo os três pontos de desenvolvimento: social, ambiental e econômico.

O fato de a instituição financeira avaliar as empresas anualmente, através de um questionário que conclui qual delas mais atuou na área e obteve melhores resultados, faz com que as ações não sejam pontuais. As companhias que deixam de exercer ou fazer planos de desenvolvimento que estejam de acordo com os três requisitos analisados são retiradas da lista.

Ter uma empresa classificada no ISE pode trazer muitos benefícios aos acionistas e consequentemente às empresas que têm perspectivas maiores de lucro. Segundo a Bovespa, “as aplicações, denominadas ‘investimentos socialmente responsáveis’, consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais”. Esses fatores servem de incentivo e segurança aos acionistas, colocando essas empresas em situação vantajosa entre as demais.

Conforme informações da International Finance Corporation, as empresas que fizeram parte do índice nos últimos anos relataram melhoras em suas próprias práticas sustentáveis, maior competitividade de mercado, melhor reputação e ainda a satisfação em ter uma instituição responsável. O ISE tem fator fundamental para que isso se torne realidade, tanto que 64% das empresas que fizeram parte do grupo caracterizaram o índice como o item mais importante para o desenvolvimento das práticas sustentáveis.

O ISE reúne empresas dos mais diversos ramos, entre elas: Bradesco, Gerdau, Braskem, Embraer, Natura, Sabesp, Eletropaulo, entre outras companhias que se tornaram referências nacionais em sustentabilidade.

Confira o ranking de capital das empresas que fazem parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial em março de 2011.

POR :

tom-lima/ jhon euder/ Thaís Teisen – Redação CicloVivo